segunda-feira, 14 de março de 2011

Tutorial: sobre Picasa

Fonte:  www.baixaki.com.br
topo.jpg
O Picasa não tem como única função organizar fotos, fazer colagens e montagens para seus álbuns web. O software do álbum do Google vai muito além de apenas um organizador de fotos. Com ele você pode fazer pequenas modificações e melhorias na qualidade das suas imagens. E uma vantagem é que parte do processo pode ser feita apenas com um simples clique no botão que automatiza tudo.

Mas antes de tudo é preciso lembrar que esse pequeno tutorial não foi feito para o programa na versão online. Portanto, certifique-se que você tem o programa instalado, caso não, clique aqui para baixá-lo. A instalação não irá te tomar mais do que alguns minutinhos. No entanto, o que pode demorar é a importação de suas imagens para o programa.

Com o Picasa instalado e com as fotos carregadas, é hora de escolher uma delas e editar! Para abrir as abas de edição, clique duas vezes na foto com a qual você deseja trabalhar e aguarde alguns instantes. Note que irá aparecer um menu com três abas: “Básico”, “Ajuste” e “Efeitos”.

pro.jpg
252864575.jpg
Comece pela aba “Básico”, para criar uma boa base para outros recursos.  Note que existe uma boa variedade do que pode ser feito para aumentar a qualidade da imagem. Porém, o mais importante a ser feito (e que resolve 90% dos casos) é modificar os valores de brilho, contraste e nitidez da foto.

Hora de colocar as mãos na massa! No Picasa existe dois modos de otimizar sua foto, o primeiro e mais simples deles é o botão de “Estou com sorte”,785462772.jpg que encontra qual pode ser a melhor configuração de contrastes de brilhos para sua foto. E caso não goste do resultado simplesmente clique no botão “Desfazer Estou com sorte”.

Tratando suas imagens manualmente

531219881.jpgSe você aquele tipo de pessoa que prefere fazer por si só o Picasa proporciona a opção manual. As correções que o Picasa permite fazer no modo manual se restringem apenas ao “Brilho”. Toda correção de contraste da foto é feita automaticamente através do botão “Auto Contraste”.

Caso não encontre no painel de ferramentas a opção “Brilho” procure por outro nome, “Luz de preenchimento”, que é 106831040.jpgacompanhada por uma barra de alteração de valores. Um detalhe importante é que se você usar os pontos muito baixos e muito altos, a qualidade da imagem não ficará boa.

Iluminação, sombras e cor

E como todo o editor de imagens que se preze o Picasa tem elementos de edição de iluminação, que no Photoshop corresponde como “Highlight”, sombras e temperaturas de cores.
433721337.jpg
O primeiro deles é “Luz de preenchimento”, que funciona como citado anteriormente – ou seja, função de editar o brilho da foto.
342960221.jpg
O segundo, “Destaques”, irá modificar a intensidade das luzes altas da imagem. Onde houver cores claras ou com alta incidência de cor branca a ferramenta tende a destacar com o aumento do valor desta barra.
492603836.jpg
Na ferramenta “Sombras” você irá ter a possibilidade de aumentar ou diminuir a força das áreas escuras da imagem de modo que as cores fiquem mais contrastadas. No entanto, esta ferramenta não substitui o recurso “Contraste”.
394585420.jpg
Nesse recurso você poderá escolher o “clima” da sua foto. Abaixando os valores da barra você terá cores frias e aumentando os valores irão ter destaque as cores quentes.

Mas para não perder o costume, o Picasa automatizou esse recurso. Com apenas um clique em qualquer destes botões você pode acelerar o processo tornando ele automático. Porém, o resultado final pode não ser nada satisfatório. Cabe você escolher o melhor caminho.

Efeitos: decore e personalize suas fotos

699678672.jpgE para terminar, o Picasa ainda oferece efeitos para deixar suas fotos com uma cara diferente. Depois de fazer os reparos básicos, é hora de escolher um efeito e aplicar em sua imagem. Você pode escolher desde o aumento de nitidez ao tingimento gradual, todos podem figurar  como  bons complementos para sua foto.

Ao selecionar um efeito, você verá uma janela com duas barras de controle ou estas mesmas barras como um seletor de cores, dependendo de qual foi escolhido. Arraste os ponteiros e selecione as cores que quiser para ajustar às suas preferências e ao final de tudo, clique em “Aplicar”.

Note que os efeitos “Sépia”, “P&B”, “Tons Quentes” e “Granulação” possuem uma cantoneira azul. Esta marcação significa que o efeito não é personalizável e ficará do jeito que é exibido na miniatura. Contudo, você pode adicionar outros efeitos depois deste que o resultado não será perdido.

Muito bem, agora que você já sabe que o Picasa não se limita a organizar, fazer colagens e montagens das suas fotos, dê outra chance a ele e comece a fazer pequenos reparos nas suas imagens! Os resultados não ficam devendo nada a qualquer outro editor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário